Eu, Tituba – Maryse Condé

Eu, Tituba - Maryse Condé - Record - Rosa dos Tempos - Barsa Livros - Livraria Online - Comprar - Resenha - Livreiro

Recomendação da Célia, que não tem Instagram, mas é uma das maiores leitoras e apoiadoras da @barsalivros

Eu, Tituba – Bruxa Negra de Salem é uma ficção baseada na história real da escrava Tituba.

Para adquirir o livro mande uma mensagem em nosso Whatsapp, acesse em nossa loja virtual ou demais formas de contato.

É um livro que desde o início escancara os problemas da escravidão, iniciando pela apresentação da diáspora forçada da mãe de Tituba, assim como a violência sexual sofrida pela mesma durante este percurso.

Nascida e crescida na colônia inglesa em Barbados, esta focada na produção de açúcar e tabaco, vemos as condições precárias de vida e trabalho em que os negros foram forçadamente mantidos.

Após a morte de sua mãe, assim como o fim da empresa do senhor das terras em que trabalhava, Tituba conhece uma nova mãe, que lhe apresenta os segredos da vida e da morte, além das curas e domínio dos animais e elementos naturais passados de geração a geração.

Após um período, passa a morar sozinha e isolada da sociedade de Bridgetown, contudo conhece seu parceiro; e ambos vendidos a um pastor, sofrem suas diásporas com fim em Salem.

Desde cedo Tituba é reconhecida como grande dominadora dos elementos naturais, assim como grande curadora, fazendo com que a tratem com respeito e medo por seus semelhantes, porém somente com medo e desprezo pelos senhores.

Tituba assume o título de bruxa, contudo mantém em sua integridade o uso de seus poderes apenas para o bem.

O problema é que Tituba passa a viver em uma sociedade extremamente religiosa e intolerante, onde tais poderes passam a ser visto com enorme desprezo.

Até as crianças que viam em Tituba uma amiga, passam a acusa-lá de feitos malignos por influência dos adultos cegos por dinheiro e poder.

Aliás, o Maligno é sempre citado pelos religiosos como base para suas agressões aos escravizados.

O livro se mostra muito importante, pois adota a perspectiva da mulher negra escrava como a principal – mostrando a humanidade de Tituba, mesmo frente a desgraça de sua vida.

É uma história triste, mas escrita com muita beleza, assim como a Barbados de Tituba, com seu mar azul e colinas verdes de cana-de-açúcar e tabaco que a negra espera reencontrar.

Para adquirir o livro mande uma mensagem em nosso Whatsapp, acesse em nossa loja virtual ou demais formas de contato.

Maryse Condé
Eu, Tituba – Bruxa Negra de Salém
8ª Edição
Rio de Janeiro, Rosa dos Tempos
2021
9788501117236

#barsalivros
#livrariaindependente
#literaturanegra
#livros
#eutituba
#resenha

Compartilhe em suas redes

Comente!