Estamos em um dos piores momentos de nossa (própria) história e o horizonte breve não nos parece mais promissor. Em meio a nosso clima lúgubre, escolhemos trazer uma obra que tem como enredo o contato diário com e a normalização da morte. Isso se dá por acreditarmos que uma das funções da literatura é encarar nossos problemas de frente, para que possamos refletir, lidar e agir da melhor forma frente a estes.
Assim como nossos dias, o tempo está sempre nublado para Edgar Wilson, trabalhador encarregado de retirar os animais mortos das estradas, rodovias e suas proximidades. E sua função ele realiza com a ajuda de muito café, cigarro e seu amigo Tomás, ex-padre excomungado pela Igreja, que mesmo com sua expulsão continua a distribuir a extrema unção à quem necessita.
Numa narrativa estilo policial e entre tantas carcaças de animais, Edgar Wilson acaba encontrando o corpo de uma mulher enforcada. Após tentativas fracassadas de acionar as instituições e pessoas responsáveis pela situação, os personagens acabam assumindo a responsabilidade frente ao descaso geral com a morte.
Para adquirir o livro mande uma mensagem em nosso Whatsapp, acesse em nossa loja virtual ou demais formas de contato.
Em paralelo a nossa realidade, Edgar Wilson também tem seu caminho orientado por urubus, que se aproveitam da morte alheia para retirarem seu sustento e acabam mostrando ao trabalhador onde está a próxima carcaça a ser recolhida.
A diferença é que os urubus de Edgar Wilson somente se aproveitam do que aconteceu, enquanto os nossos incentivam de forma inescrupulosa a morte por meio de suas necropolíticas.
Vencendo o Prêmio São Paulo de Literatura de 2019 com esta obra, @maiatravis escreve uma literatura que precede nosso momento atual. Pela leitura da obra, foi possível nos enxergar como Edgar Wilson e Tomás, que em seus momentos solitários tentam lidar com a morte da forma mais suportável possível.
É triste, mas pensar e refletir ajuda.
Ana Paula Maia
Enterre Seus Mortos, 2018
1ª Edição
São Paulo, Companhia das Letras, 2018
9788535930672
Para adquirir o livro mande uma mensagem em nosso Whatsapp, acesse em nossa loja virtual ou demais formas de contato.
#barsalivros
#livrariaindependente
#leiamulheres
#enterreseusmortos
#bookstagram