Vocês já devem ter percebido que por aqui temos um estilo meio aleatório de leitura, além de que também gostamos de mostrar os livros que moldaram nossa personalidade.
A #resenha de hoje é sobre um livro já esgotado, mas que pode ser encontrado facilmente em sebos (fazemos esta ponte também).
Em “Olga”, Fernando Morais, jornalista, além de muitas outras coisas, pesquisou a fundo a vida de Olga Benário Prestes.
Para adquirir o livro mande uma mensagem em nosso Whatsapp, acesse em nossa loja virtual ou demais formas de contato.
Entre vários documentos e entrevistas, passou tudo para o papel numa biografia bem objetiva e esclarecedora.
O que mais nos chamou a atenção no livro é como vários acontecimentos políticos e personagens históricos foram acontecendo ao redor de Olga.
Nascida na Alemanha e desde jovem interessadas em questões sociais e políticas, Olga ingressou cedo no partido comunista alemão.
Na época a Alemanha vivia uma efervescência política, com a presença de diversos grupos políticos disputando espaço e poder, como anarquistas, comunistas, e claro, nazistas.
Após amplo trabalho e estudo com destaque na Alemanha, Olga é convocada pela União Soviética para ampliar sua participação no Partido Comunista.
Foi lá que encontrou Luís Carlos Prestes. A época herói de grande parte dos brasileiros devido a sua campanha militar a frente da Coluna Prestes, grupo grupo oposicionista ao Governo brasileiro.
Ambos grandes atores políticos dentro do partido, foram enviados ao Brasil de forma a tentar instaurar o comunismo no governo brasileiro.
Inclusive é relatado que o grupo esteve muito perto de completar seu objetivo.
E é nesta perspectiva sobre Alemanha-URSS-Brasil na época do pré segunda guerra, que o livro apresenta todo seu poder.
Mostrando os intricamentos da geopolítica mundial, traz também os grupos que disputavam o poder no Brasil, sendo principalmente os comunistas, apoiados pelo governo soviético, os fascistas-integralistas e o governo ditatorial de Vargas.
Ainda, aponta a caça aos judeus praticada pelos nazistas, estes que tiveram apoio do governo brasileiro, por ser Olga e Prestes uma ameaça a Getúlio.
Um livro sobre poder, organização política e os horrores do nazismo. Recomendamos.
Para adquirir o livro mande uma mensagem em nosso Whatsapp, acesse em nossa loja virtual ou demais formas de contato.
#barsalivros
#livrariaindependente
#literatura
#livros
#jornalismo