#Resenha Sentindo a velhice e sua vida em declínio, Paulo Honório decide registrar a narrativa de sua vida na região de Viçosa, interior de Alagoas.
Menino órfão e responsável pelo próprio sustento, Paulo Honório trabalha como guia de cegos e vendedor de doces, passando a trabalhar na roça por vastas horas a poucos trocados de recompensa.
Devido a um sentimento de fúria, que o levou a esfaquear um conterrâneo, o personagem principal é levado à cadeia, onde aprende a leitura e cegueira da ganância.
Para adquirir o livro mande uma mensagem em nosso Whatsapp, acesse em nossa loja virtual ou demais formas de contato.
Insaciável por posses, o alagoense narrador toma um empréstimo com um agiota e começa sua missão em busca de cada vez mais dinheiro e posses, ignorando e relegando o poder político a outros seres desprezíveis.
Se aproveitando da condição pródiga do herdeiro de São Bernardo, fazenda próxima de Viçosa, Paulo Honório acaba a conquistando, iniciando assim sua empreitada rumo à riqueza.
Tratando a tudo e a todos como coisas, meros meios para atingir seus objetivos, o personagem usa de meio escusos para aumentar cada vez mais suas posses.
E é por estes meios que sua fazenda se desenvolve e se moderniza com o trabalho de várias culturas diferentes e exploração da pedreira ali presente.
A modernização desenfreada é responsável até pela construção de escola e igreja em suas terras.
Contudo algo falta em sua vida, alguém que possa significar todo o fruto de seu trabalho, um herdeiro, que para Paulo Honório é mais que um filho.
Objetivando um destino para todas suas posses, faz um negócio com Madalena, professora da cidade, para que possam se casar.
Na vida do narrador, tudo e todos estão a sua disposição. Da condição de explorado, nasce o explorador.
Numa época de efervescência política, com Vargas no controle do poder federal, Paulo se abstém de discussões que não o interessam; e só lhe interessam mais dinheiro e posses.
É na significação do chirriar das corujas, que São Bernardo trata da vida de um pequeno burguês com muito jeito para a fazenda e pouca consideração com os humanos.
Junto a Vidas Secas, uma obra para se pensar na relação das posses e dos seres humanos.
Para adquirir o livro mande uma mensagem em nosso Whatsapp, acesse em nossa loja virtual ou demais formas de contato.
Graciliano Ramos
São Bernardo
102ª Edição
Rio de Janeiro, Editora Record
2019
9788501116192
#barsalivros
#livrariaindependente
#livros
#gracilianoramos
#saobernardo
#literaturabrasileira